Índice
Análise de crédito: entenda como funciona
Ter crédito é sinônimo de mais garantias para que a empresa tenha um desenvolvimento eficaz
Atualmente, muitos empreendedores possuem dificuldade de conseguir crédito para que a empresa possa evoluir no contexto financeiro. Por isso, a tendência é que muitos desistam de gerenciar o seu negócio, seja pelo excesso de burocracia ou por não poder realizar compras no prazo. Aqui, entra em cena a possibilidade de tentar uma análise de crédito junto às instituições bancárias.
Nesse caminho, a base desse processo está na avaliação do Score. Ele é um produto desenvolvido pela principal entidade de análise de crédito do país, o Serasa, para medir a capacidade de pagamento dos empreendedores em potencial.
As etapas da análise de crédito
Estudo de dados do empreendedor
Os bancos nos quais você solicitou o crédito irão avaliar como pessoa jurídica, qual o seu histórico de pagamentos, se há algum protesto ou outro tipo de trâmite jurídico acontecendo no seu nome.
Score do negócio
Ao entrar em contato com alguma instituição financeira para saber como analisar crédito, essas entidades irão avaliar o seu Score, conforme mencionamos anteriormente. Ele é uma ferramenta de análise utilizada por entidades de crédito ou por empresas particulares que aceitam o pagamento parcelado pelos seus produtos/serviços.
Através do Score, uma série de informações relacionadas à movimentação financeira do usuário é levantada, ou seja, uma espécie de relatório que o avalia como confiável ou não para a concessão do investimento é feita.
No caso do empreendedor, este poderá acessar gratuitamente o Score da sua empresa para avaliar se ela terá o crédito aprovado ou, em caso de necessidade, tomar medidas para reverter a situação, se esta for negativa.
Relacionamento com o banco
Essa etapa é fundamental, já que é realizada uma busca no histórico da empresa para saber se já houve alguma relação com a instituição de interesse. Assim, caso a resposta for positiva, o banco poderá oferecer mais alternativas ou até mesmo acelerar o processo.
Documentação organizada
Todo empreendedor deve agir da maneira mais transparente possível sobre tudo o que diz respeito às suas movimentações financeiras e aos hábitos de compra.
Vale destacar que, caso você – ou sua empresa – esteja com o nome sujo, é importante fazer o contato com a instituição na qual você tenha pendências e realizar um acordo. Assim, você garante o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito e aumenta, novamente, as possibilidades de investimento do negócio.
Para aprender mais sobre essas e sobre outras ferramentas que podem auxiliar a sua gestão, continue acompanhando as nossas redes sociais. Em cada live realizada por aqui, você tira dúvidas e conta com um apoio especializado para fazer a sua empresa crescer no mercado empresarial. Se quiser se aprofundar nesse assunto, acesse a nossa live e não perca nenhum detalhe importante!
QUERO OBTER UMA ANÁLISE DE CRÉDITO