Ícone do site Gerencia

Cálculo do IR: entenda como deve ser feito corretamente na sua empresa

Irpj Veja O Que E Como Fazer O Calculo Para Sua Empresa Blog - Gerenciar Agora

IRPJ: veja o que e como fazer o cálculo para sua empresa

O IR é uma obrigação empresarial que deve ser cumprida adequadamente, por isso você, empresário, deve conhecer as nuances do cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica

As organizações sediadas no Brasil devem pagar IRPJ, uma das principais fontes de receita para o Governo Federal. Você quer saber mais sobre o IRPJ, como ele é calculado e outras dúvidas sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica? 

Continue lendo este artigo a fim de tirar todas as suas dúvidas.

O que é o IRPJ?

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é um imposto federal obrigatório para as empresas. O imposto é uma importante fonte de renda para o Governo Federal, que cobra tanto de pessoas físicas quanto de empresas. 

A pessoa jurídica, de forma semelhante ao IRPF para pessoas físicas, deve apresentar as declarações de imposto no prazo estabelecido pelo Governo Federal, com base nos modelos de tributação do IRPJ.

Quais empresas estão obrigadas ao IRPJ?

Todas as empresas precisam relatar suas informações contábeis e fiscais ao Governo Federal, o que demonstra que elas cumpriram suas obrigações como uma organização legal. O pagamento das taxas é feito através dos documentos DARF ou DAS, com base no tipo de tributação, preparados pela equipe de contabilidade durante o período fiscal.

Desse modo, todas as empresas são obrigadas a apresentar a declaração de IRPJ. No entanto, há uma pequena variação na porcentagem do Imposto de Renda que torna mais conveniente para as micro e pequenas empresas pagar impostos sob o esquema do Simples Nacional.

Como calcular o IRPJ?

As empresas no Brasil precisam relatar suas receitas e despesas do ano, semelhantes às de pessoas físicas. Entretanto, a forma como isso é feito difere, dependendo do tipo de negócio e do regime tributário a qual a organização faz parte.

Atualmente, existem três modelos possíveis que uma empresa pode utilizar: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Cada um destes modelos tem um sistema diferente de tributação, prazos de pagamento e requisitos de faturamento considerados no cálculo.

Veja como esse cálculo funciona em cada regime.

Cálculo do IR no Lucro Real 

O cálculo do IRPJ no modo de Lucro Real pode ocorrer mensal, trimestral ou anualmente. No final do exercício financeiro, o lucro definitivo da empresa será determinado. Em seguida, será calculado o IRPJ de 15%. Se este total ultrapassar os R$20 mil em qualquer mês do ano, outros 10% serão adicionados ao valor.

Cálculo do IR no Lucro Presumido 

A cada três meses, é pago o IRPJ para as empresas da categoria de Lucro Presumido. É pertinente às empresas. O IRPJ neste caso é determinado por uma tabela de lucro que é, literalmente, presumido para cada empresa. As porcentagens, que variam de 15% a 9%, são aplicadas ao tipo de atividade comercial em relação a uma determinada porcentagem da receita.

Por isso, é necessário conhecer a porcentagem da atividade que sua empresa exerce para calcular o IR sobre o Lucro Presumido com coesão.

Cálculo do IR no regime Simples Nacional

As empresas que pagam impostos de acordo com o sistema Simples Nacional contribuem com todos seus impostos através de um único pagamento, chamado DAS. O valor da taxa varia de 4,5% a 33% com base no quanto a empresa ganha e no tipo de trabalho que realiza. 

Como o Simples Nacional é um sistema de tributação simplificado, não há alíquota fixa para o IRPJ nele. É notável que as micro e pequenas empresas que têm uma produção anual inferior a R$4,8 milhões podem tirar proveito do sistema tributário do Simples Nacional.

Conte com a Gerenciar Agora e evite erros no cálculo do seu IR

É essencial que o proprietário da empresa esteja ciente do prazo para apresentar o formulário IRPJ, a fim de evitar penalidades e cobrança de juros. Dependendo do valor do IRPJ, a penalidade e os juros podem ser bastante substanciais.

Por isso, a empresa deve ter o apoio de uma contabilidade experiente, responsável e eficaz. Aqui, na Gerenciar Agora, levamos a sério a conformidade das empresas, por isso oferecemos o apoio de que você precisa para calcular o IR corretamente.

Com o nosso apoio, você conta com a tranquilidade de saber que seus cálculos de IR estão sendo feitos da forma correta. 

Fale com nossos especificistas agora mesmo e receba todo o suporte necessário para não cometer erros na hora de declarar seus rendimentos este ano.

UTILIZE ESTE LINK PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA EM TRIBUTAÇÃO E TENHA TOTAL EFICIÊNCIA NO CÁLCULO DO SEU IRPJ

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile