Eficiência na tomada de decisão e maior poder de negociação estão entre as razões para apostar numa melhor gestão financeira
O empresário ou o gestor de um negócio enfrenta uma série de desafios diários. Nesse sentido, a eficiência no gerenciamento de contas a pagar e a receber é fundamental para manter uma empresa saudável.
Antes de mais nada, esse processo deve começar pelo registro fiel e disciplinado de todas as saídas de dinheiro da empresa
Desde pequenos gastos, como a compra de material de escritório, por exemplo.
Pagamentos de impostos, empréstimos, colaboradores e tantas outras despesas: tudo deve ser contabilizado.
Além disso, o empresário ou o gestor deve se preocupar com o incentivo ao pagamento antecipado pelos seus clientes, oferecendo descontos ou vantagens na próxima compra em troca de uma entrada precoce de recursos em caixa.
Essa estratégia otimiza os recebimentos e evita a busca de dinheiro com terceiros, que acarreta o pagamento de juros.
Gerenciamento de contas a pagar e a receber: liquidez
Em linhas gerais, liquidez é a capacidade que um ativo possui de ser transformado em dinheiro.
Em outras palavras, a velocidade com que um determinado investimento pode ser convertido em capital e utilizado, se necessário.
O gerenciamento correto de contas a pagar e a receber permite que o gestor conheça os seus índices de liquidez, o que facilita a tomada de decisão.
Uma situação confortável permite novos investimentos em busca de um faturamento maior, um índice baixo, contudo, serve de alerta: é hora de apertar o cinto e corrigir o rumo.
Software de gestão
Sob o mesmo ponto de vista, todas essas atitudes são complementadas pela implantação, na sua empresa, de software de gestão financeira.
Uma plataforma em que é possível registrar as contas a pagar e a receber e criar um plano de ação para reduzir os custos e ampliar o faturamento do seu negócio.
Assista à live “Contas a pagar e a receber: segredos revelados” e saiba mais sobre o Gerenciar Agora, BPO financeiro do Fas Group.