Índice
Você sabe quais documentos são precisos para transmitir sua declaração do IR?
Informações que vão ajudar você a saber mais sobre os documentos necessários para enviar sua declaração do IR
Você está preocupado com o envio da sua declaração do IR e não sabe quais documentos são necessários?
No artigo que preparamos, você entenderá não apenas mais sobre isso, mas também sobre a multa que poderá pagar caso a transmissão ocorra com atraso e também a importância de contar com o apoio de quem entende.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma boa leitura!
O que é a declaração do IR e qual a multa ao enviá-la em atraso?
A declaração do IR é um demonstrativo que deve ser enviado anualmente por cidadãos que atendam a determinados critérios estabelecidos pelo governo.
Por meio dela, o Estado identifica se o cálculo do tributo ocorreu da forma correta, se você terá que pagar alguma diferença ou se terá direito à restituição de imposto.
Ela deverá trazer informações referentes ao ano anterior. Dessa forma, em 2023, você deverá registrar dados ocorridos em 2022.
Caso você a envie em atraso, poderá pagar multa de, no mínimo, R $164,74, podendo chegar até 20% do imposto devido.
Mas essa informação se refere a 2022, tendo em vista que até o momento, a Receita Federal não se manifestou sobre as regras para 2023.
Saiba mais:
- Cálculo do IR: entenda como deve ser feito corretamente na sua empresa;
- Declaração de Imposto de Renda: entenda as diferenças entre PF e PJ;
- Dicas para terceirizar a declaração de IR.
Quais são os documentos que você precisa para enviar sua declaração do IR?
Na sua declaração, você precisará repassar uma série de informações, principalmente aquelas ligadas à sua renda.
Em tal cenário, é importante contar com documentos como:
- Holerites;
- Extratos bancários;
- Relatórios sobre rendimento de aplicações financeiras;
- Documentos pessoais (seus e de seus dependentes);
- Documentos de veículos e imóveis;
- Notas fiscais ligadas a despesas dedutíveis (notas fiscais de serviços médicos e de educação, por exemplo), etc.
Ter esses documentos em mãos evita erros e facilita o envio de dados corretos para o fisco.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o tema:
Por que é importante ter auxílio de um contador?
Quando se trata da sua declaração do IR, existem vários motivos que tornam o apoio de um contador importante.
Lembre-se que ele é o profissional que trabalha no dia a dia com esse tema. Sendo assim, terá mais facilidade em saber como a legislação do Imposto de Renda se aplicará ao seu caso.
Ainda, poderá dar a você o apoio para entender com mais clareza quais despesas serão dedutíveis, o que vai contribuir para reduzir seus gastos com tributos.
Dito isso, no link abaixo, você saberá quem pode auxiliar você a ter mais praticidade ao lidar com sua declaração do IR:
Contabilidade em Indaiatuba – SP
Gerenciar Agora: da declaração do IR, a gente entende!
Como vimos, é preciso dar atenção à sua declaração do IR para evitar penalidades.
Nós, da Gerenciar agora podemos ajudar você na transmissão do seu arquivo.
Clique no botão abaixo, fale com a gente e conheça os benefícios de ter a nossa parceria!
Preciso de auxílio para enviar minha declaração do Imposto de Renda!