Ícone do site Gerencia

Entenda o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa

Dicas De Como Calcular Ebitda Da Sua Empresa Blog - Gerenciar Agora

Saiba como calcular o EBITDA e por que ele é importante para o seu negócio

Leia o artigo que preparamos, conheça o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa, e conte com uma gestão mais acertada do seu negócio.

Você sabia que calcular o EBITDA vai ajudar você a fazer escolhas mais acertadas em sua empresa, considerando o contexto do seu negócio?

Com a ajuda dele, você poderá entender a composição dos seus lucros e ter um maior controle sobre as despesas e custos da sua empresa.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos o presente artigo.

Sendo assim, continue com a gente até o final, conheça mais esse indicador e saiba, de uma vez, como calcular o EBITDA em seu empreendimento.

O que é o EBITDA?

Essa é a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português pode ser entendido como “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, ou Lajida, nome de uso menos comum nos ambientes empresariais.

Sendo assim, trata-se de um indicador que busca excluir esses valores dos lucros do seu negócio, com o propósito de entender melhor os lucros decorrentes das atividades operacionais de uma organização.

Apesar de ser mais calculado em empresas de grande porte, principalmente aquelas que possuem capital aberto, nada impede que empresas menores, como as médias, pequenas e microempresas, se beneficiem dele.

Nesse sentido, ele busca indicar para o analista e gestores o quanto de caixa está sendo gerado a título de atividades operacionais, não considerando impostos e outros aspectos financeiros, como a amortização de dívidas.

Por que é importante conhecê-lo em sua empresa?

Calcular o EBITDA ajudará você a entender melhor os números do seu empreendimento, pois, por meio dele, você consegue entender com mais clareza os valores que estão sendo gerados pelos ativos ligados à operação do seu negócio.

Ou seja, ele também serve para evidenciar o quanto está sendo produzido em seu caixa.

Como calcular o EBITDA em seu negócio?

Sabendo onde buscar e de posse das informações corretas, fica muito fácil calcular o EBITDA do seu estabelecimento.

Inicialmente, você precisará da Demonstração de Resultado do Exercício do período o qual você deseja obter o índice.

De posse dele, primeiramente, devemos calcular o chamado “Lucro Operacional”. 

A seguinte fórmula ajudará você nessa tarefa:

Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais.

Feito isso, basta acrescentar a depreciação e amortização para que a gente possa chegar ao valor do EBITDA do período.

Existe também outro caminho que você pode seguir.

Nele, você precisará adicionar ao Lucro Líquido do período os valores referentes ao IRPJ, a CSLL, também o resultado financeiro líquido, além dos valores referentes à depreciação e amortização.

Entenda como nós, da Gerenciar Agora, vamos ajudar você a ter uma gestão financeira mais eficiente

Como percebemos, por meio do EBITDA você consegue entender, com mais facilidade, como tem sido a geração de caixa da sua empresa, a partir dos seus ativos operacionais.

Por meio da ajuda desse indicador, fica muito mais fácil decidir de acordo com as necessidades do seu negócio e fazer escolhas que tenham impacto positivo no seu empreendimento.

Nós, da Gerenciar Agora, temos a expertise necessária para ajudar você não apenas nesse assunto, ou seja, a calcular o seu EBITDA e interpretar os resultados obtidos, mas também a extrair dos seus relatórios vários outros índices financeiros que ajudarão em decisões mais alinhadas com o que o seu empreendimento precisa para crescer e prosperar.

Isso tudo por meio dos nossos serviços de BPO Financeiro.

Entre em contato com a gente, converse com um de nossos especialistas e entenda como o nosso apoio ajudará no desenvolvimento do seu negócio.

Contratar uma especializada em BPO Financeiro e ter uma gestão financeira de excelência!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile