Índice
Entenda o que é e qual a necessidade do fechamento de câmbio
Veja todos os fatores essenciais sobre esse processo na exportação de produtos ou serviços
Se você é um exportador brasileiro, certamente a venda de seus serviços ou produtos é realizada em moedas estrangeiras. Não é mesmo?
Comumente, essas vendas são feitas em dólar.
Dessa forma, para conseguir receber os valores pertinentes à sua venda, é preciso passar por um processo denominado de fechamento de câmbio.
Esse processo é fundamental para tudo o que diz respeito ao comércio exterior – além disso, as transações de exportação e importação são dependentes do valor contratado por ambas partes na negociação do pagamento que foi feito em moeda estrangeira.
Pensando nisso, preparamos este artigo visando auxiliar com tudo que está relacionado ao fechamento de câmbio. Confira!
O que é e qual a necessidade do fechamento de câmbio?
O fechamento de câmbio se refere a um processo de conversão de moedas estrangeiras em moedas nacionais.
Esse processo é intermediado pelo Banco Central do Brasil, o Bacen, visando à fiscalização e regulamentação do mercado – essa fiscalização ocorre durante todo o processo de importação e exportação.
Diante desse cenário, tudo o que envolva câmbio deve ser registrado no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
Vale destacar que o Banco Central não permite a circulação de moedas estrangeiras; elas devem ser convertidas para real.
Dessa forma, ao exportar mercadorias para o exterior, as empresas devem vender em real e comprar na moeda do país ao qual será destinada.
Em suma, o pagamento será em moeda estrangeira, porém a venda em real.
Como fazer o fechamento de câmbio?
Agora que pudemos compreender o que é o fechamento de câmbio, chegou a hora de entender como realizá-lo.
Primeiramente, é necessário entrar em contato com alguma agência de câmbio que esteja autorizada pelo Banco Central.
Assim, será possível enviar as documentações que serão solicitadas no intermédio do processo de importação ou exportação a fim de gerar um contrato que possibilite a comercialização.
A fim de que essas operações sejam realizadas e tenham êxito, é preciso contar com os seguintes documentos:
- Comprovante de endereço;
- Balanço de negócios da empresa;
- Contrato social;
- Estatuto da empresa; entre outros documentos.
Ao gerar o contrato de câmbio com as informações prestadas, o fechamento de câmbio deverá acontecer relativamente à necessidade de todos os documentos, bem como à taxa de juros que está em vigor e variações na taxa, de acordo com a liquidação do contrato.
Outro ponto a ser ressaltado é que tais operações têm até 180 dias para serem realizadas, sejam antes ou depois do embarque das mercadorias – fica a critério do operador conhecer a variação do câmbio, taxa cambial e demais aspectos referentes aos termos do contrato.
Como o BPO Financeiro pode ser importante nesse processo?
O Business Process Outsourcing é a terceirização do departamento financeiro de uma empresa.
Essa é uma estratégia de gestão com múltiplos objetivos.
A primeira é permitir que o empreendedor se concentre apenas na atividade principal da empresa, a segunda é utilizar o conhecimento profissional dos escritórios de contabilidade em finanças para trazer mais segurança financeira ao mesmo tempo em que reduz custos.
Suas principais funções incluem o gerenciamento de contas a pagar e a receber por meio de planejamento, reconciliação e relatórios; faturamento, comprovante e reconciliação bancária; e gerenciamento de documentos.
Realizar um BPO Financeiro em uma empresa é uma forma de auxiliar nas etapas mais burocráticas, pois nem sempre os empreendedores possuem estrutura física, tempestividade e conhecimentos específicos para realizar essas tarefas.
Sendo assim, é fundamental contar com o auxílio de especialistas em BPO para te orientar adequadamente quanto a todos os pontos na implementação da terceirização dos processos de negócio.
Nós, da Gerenciar Agora, disponibilizamos uma equipe qualificada, assim como todas as ferramentas necessárias, para ajudar em sua gestão financeira.
Portanto, evite maiores problemas e dificuldades em sua rotina, conte com o suporte de quem entende do assunto visando garantir tranquilidade e segurança sobre as finanças de sua empresa.