Índice
Fluxo de caixa: Saia do vermelho! Aprenda a gerir o fluxo de caixa do seu comércio
O fluxo de caixa é uma importante ferramenta que possibilita analisar a realidade financeira do seu comércio, abrindo margem para investir e promover o crescimento do seu negócio.
Continue por aqui para aprender mais sobre esse assunto e sobre quais as vantagens de manter o seu fluxo de caixa em dia.
No controle financeiro do dia a dia da sua empresa, é fundamental realizar o fluxo de caixa.
Uma das atividades mais importantes do administrador financeiro é planejar.
Sem o planejamento prévio das atividades, a empresa corre o risco de ser pega de surpresa e não sobreviver às mudanças do mercado.
Confira neste artigo você vai conhecer os benefícios do fluxo de caixa para sua empresa.
Fluxo de caixa: conheça os principais modelos
O fluxo de caixa é uma ferramenta administrativa que auxilia os gestores na tomada de decisões, já que contém informações sobre as finanças da empresa em um determinado período.
Para realizar um controle de caixa eficaz, é necessário que os gestores disponham de informações financeiras que permitam monitorar todas as transações financeiras.
No fluxo de caixa, devem ser registrados: recebimentos, pagamento e as previsões.
Desta forma, ferramentas contábeis contribuem para um bom planejamento administrativo e auxilia na determinação dos objetivos, esclarecendo os pontos frágeis e fortes do seu negócio.
As demonstrações contábeis, são informações financeiras que tem como finalidade avaliar as movimentação monetárias ocorridas na empresa em um determinado período.
Logo, é considerado um dos principais relatórios contábeis que um gestor pode utilizar para tomar decisões.
Ele apresenta as modificações que ocorreram no saldo de disponibilidades de caixa em um determinado período, por meio dos lançamentos de pagamento e recebimento.
O fluxo de caixa deve apresentar no mínimo as operações, investimentos e os financiamentos.
Além disso, ele deve considerar os saldos de caixa contabilizados diariamente. E para evitar erros devem sempre ser revisados.
Principais modelos de fluxo de caixa
Então vamos conhecer alguns modelos de fluxo de caixa existentes:
- Fluxo de caixa operacional são as receitas e despesas de uma empresa em um período de tempo. Porém, não avalia as necessidades de investimento.
- Fluxo de caixa direto nos registros diários dos recebimentos e pagamentos, sem incluir os descontos.
- Fluxo de caixa indireto se baseia nos lucros e prejuízos de um período baseados na Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE).
- Fluxo de caixa projetado é o planejamento das iniciativas com base nos resultados de outros períodos.
- Fluxo de caixa livre contabiliza a capacidade de gerar capital, sendo comparado com o fluxo de caixa operacional.
Sendo assim, o planejamento do fluxo de caixa consiste em obter informações práticas para tomada de decisões futuras.
E sua projeção pode ser calculada de forma genérica pelo cálculo do saldo final do dia anterior mais ingressos do dia, menos as retidas.
Por isso é sempre bom contar com a ajuda de um profissional de contabilidade para realizar seu fluxo de caixa e melhorar o rendimento da sua empresa.
FAS group: uma contabilidade que atua em prol do seu desenvolvimento!
Neste artigo, você pôde conhecer mais sobre a importância do fluxo de caixa.
Essa demonstração contábil é de extrema importância para a tomada de decisão dentro da empresa.
Ela disponibiliza informações valiosas sobre a atual situação financeira da instituição, a fim de identificar as fragilidades e as oportunidades do negócio.
Nós, da FAS group, vamos ajudar você a ter um controle financeiro mais eficiente. Quer saber como? Clique no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela, e fale agora com a gente!