Documentos para declarar IR: saiba quais são!

Descubra Todos Os Documentos Necessarios Para Enviar A Empresa De Terceirizacao Para A Declaracao Do Ir Blog - Gerenciar Agora

Compartilhe nas redes!

Checklist dos documentos para declarar IR 2022

Conheça os documentos para declarar IR que devem ser enviados à empresa de terceirização da declaração

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação de pessoas físicas e pessoas jurídicas residentes no Brasil. Ela deve ser entregue todos os anos pelos contribuintes, sob pena de multas e outras penalidades por parte da Receita Federal.

Por ser uma obrigação um tanto quanto complexa, para evitar erros, atrasos, dores de cabeça e penalidades, muitos contribuintes decidem terceirizar a declaração do IR, deixando esse preenchimento e envio com profissionais contábeis, ou seja, com especialistas no assunto.

Contudo, você sabe quais são os documentos para declarar IR que devem ser enviados a empresa de terceirização financeira?

Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos apresentar uma checklist completa com os documentos necessários para declarar IR.

Acompanhe! 

Quais são os documentos para declarar IR?

Os documentos para declarar IR apresentam algumas diferenças em relação a pessoas físicas e a pessoas jurídicas, por isso, vamos apresentá-los de forma separada. Veja a seguir!

Documentos para declarar IR – Pessoa física

  • Seus documentos pessoais e gerais, bem como dos seus dependentes: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, emprego atualizado, conta bancária, título de eleitor e declaração do IR de 2021.
  • Documentos que comprovem a sua renda: informe de rendimentos de instituições financeiras, holerites de todas as empresas que você trabalhou em 2021, extrato de recebimento de aposentadorias e pensões, comprovantes de pagamentos e recebimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis, extrato de previdência complementar, documento com informações do carnê-leão para importação na declaração do Imposto de Renda, comprovante de outros rendimentos recebidos em 2021, como doações e heranças, etc.
  • Documentos relacionados a bens e a direitos: comprovante de compra e de venda de bens e de direitos, comprovante de pagamentos por serviços prestados por profissionais autônomos, comprovante de recebimento de herança, comprovante de operações de empréstimos, de consórcios ou de financiamentos, como o contrato, matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e de venda, assim como o boleto do IPTU de 2021.
  • Documentos relacionados a gastos e a deduções: comprovantes de gastos com educação, comprovante de despesas com saúde (inclusive em exames para detectar Covid 19, desde que tenham sido realizados em clínicas, hospitais ou consultórios), comprovante de pagamento de previdência complementar, comprovante de pagamento de pensão alimentícia judicial, comprovante de pagamentos do plano de saúde, etc.
  • Documentos relacionados a dívidas ou ônus: apenas documentos relacionados a dívidas maiores que R$ 5 mil.

Documentos para declarar IR – Pessoa jurídica

Para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), os principais documentos para declarar IR que devem ser enviados para a empresa terceirizada são:

  • CNPJ e nome da empresa;
  • Declaração do Imposto de Renda de 2021;
  • Notas fiscais e recibos;
  • Notas de venda e de prestação de serviço;
  • Comprovante de despesas e de custos;
  • Comprovantes de distribuição de lucros e de pró-labore;
  • Comprovante de doações;
  • Comprovante de compra e venda de bens e de direitos;
  • Extrato de vendas no cartão de crédito e de débito da empresa, bem como vendas realizadas via PIX.

Veja também:

A Gerenciar Agora está aqui para ajudar você!

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários que devem ser enviados à empresa terceirizada, é hora de escolher a empresa certa para cuidar do processo de declaração do IR para você e/ou para a sua empresa.

A Gerenciar Agora, conta com um serviço de BPO Financeiro de excelência que vai muito além da declaração do IR em si, pois também atua em todo o processo anterior, como no gerenciamento correto dos documentos, na emissão e envio das notas fiscais e de boletos, no registro das vendas em cartão, etc.

Isso significa que não haverá erros, esquecimentos ou omissões no preenchimento da declaração, pois toda a documentação necessária terá sido preparada no decorrer do ano.

Dessa forma, além de garantir que você e a sua empresa se manterá em conformidade legal, cumprindo com as obrigações corretamente, os serviços de BPO Financeiro garantem um controle financeiro efetivo das finanças da sua empresa.

Então entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e para entender melhor como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa .

DEIXE A SUA DECLARAÇÃO DO IR COM QUEM É ESPECIALISTA NO ASSUNTO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Documentos para declarar IR: saiba quais são!
Article Name
Documentos para declarar IR: saiba quais são!
Description
Leia nosso post e conheça os documentos para declarar IR que devem ser enviados à empresa de terceirização da declaração.
Author
Publisher Name
Gerenciar Agora
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Estrategias Para Aplicar O Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

Estratégias do BPO Financeiro – garanta efetividade!

Descubra agora quais são as estratégias do BPO Financeiro que você precisa colocar em prática para ter sucesso! Apesar de se tratar de um serviço extremamente benéfico, o empresário também precisa fazer a sua parte para colher os melhores resultados Muitos empresários cometem o erro de acreditar que para usufruir dos benefícios da terceirização financeira

Previsibilidade No Negocio O Que E E Qual A Sua Importancia Blog - Gerenciar Agora

Previsibilidade nos negócios: o que é e por que você precisa dela

Previsibilidade no negócio: uma ferramenta para o sucesso do seu negócio Saiba tudo o que você precisa sobre a previsibilidade nos negócios A previsibilidade é uma importante métrica comercial negligenciada por muitos gestores. Entretanto, trata-se de um fator-chave para o sucesso de um negócio. Ela ajuda a empresa a operar com mais eficiência e a

Diferencas Entre O Servico De Contabilidade E O Servico De Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

BPO Financeiro e serviços contábeis – Qual a diferença?

Entenda agora as diferenças entre BPO Financeiro e serviço contábil Apesar de andarem em conjunto, esses serviços podem ter diferenças consideráveis e surtir efeitos distintos na sua empresa Todas as áreas de uma empresa precisam receber máxima atenção para garantir o sucesso. Nesse cenário, a contratação de uma contabilidade pode surgir como uma excelente opção,

3 Erros Que Te Fazem Desperdicar Dinheiro E Que O Bpo Pode Resolver Blog - Gerenciar Agora

Como o BPO Financeiro pode te ajudar a economizar

Quando feita de maneira correta, a terceirização financeira só tem a ajudar a empresa  Entender os segredos financeiros por trás do BPO Financeiro é ideal para alcançar o sucesso!   Muitos empreendedores ainda torcem o nariz quando o assunto é a terceirização, principalmente quando se trata da parte financeira de uma empresa.  Mas o que eles

Como Reduzir A Inadimplencia Dos Meus Clientes O Bpo Financeiro Pode Ser A Solucao Blog - Gerenciar Agora

Descubra o segredo para reduzir a inadimplência dos seus clientes

Inadimplência: saiba como resolver esse problema em sua empresa A inadimplência ocorre quando os seus clientes não efetuam o pagamento até a data estabelecida. Trata-se de um problema comum a muitas empresas, mas que pode causar muitos prejuízos. Por isso, é fundamental saber como resolver esse problema Ter uma base de clientes saudável é uma

Recomendado só para você
Descubra agora como definir uma boa estratégia financeira para o…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.