O que é a DRE gerencial?

Dre Gerencial O Que E Como Funciona E Como Fazer Blog - Gerenciar Agora

Compartilhe nas redes!

Entenda o que é a DRE gerencial e a utilidade desse relatório para a sua empresa

Você conhece a DRE gerencial? Sabe como ela pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio? Leia o artigo que preparamos e entenda!

Quem é administrador de uma empresa, entende a importância de estar atento aos números do seu empreendimento, e, nesse contexto, sabia que a DRE gerencial ajuda na realização dessa tarefa?

Para ajudar você a entender melhor esse relatório, preparamos o presente artigo. 

Nele, vamos conversar sobre o que é a DRE gerencial, sua importância, como utilizá-la em prol do desenvolvimento da sua empresa, bem como outros aspectos os quais vão ajudar você a ter mais efetividade no uso dessa ferramenta. 

Entenda o que é a DRE gerencial

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício e trata-se de um relatório que busca evidenciar o resultado do empreendimento em um determinado período.

Sendo assim, por meio dela, você passa a saber se, em um determinado período, sua empresa teve lucros ou prejuízos.

Outro fator relevante é que ela deve ser elaborada de maneira paralela ao Balanço Patrimonial.

Para isso, ela conta com o plano de contas, que consiste em uma relação de contas que buscam representar todas as movimentações econômicas e também financeiras de uma entidade.

Nesse contexto, é comum existirem dois tipos de DRE: a contábil e a gerencial.

A DRE contábil preocupa-se em atender a legislação, principalmente o que traz a Lei 6.404, também conhecida como a Lei das SAs.

Ela é especificamente voltada para o recolhimento de tributos.

Já a DRE gerencial tem como propósito fornecer informações, à gestão, sobre aspectos particulares do negócio, podendo ser estruturada de maneira como melhor a administração entender.

Ela é utilizada, principalmente, para dar um melhor entendimento sobre a situação da empresa em um determinado momento e fornecer base para a tomada de decisões.

Como usá-la em prol do desenvolvimento da sua empresa?

Nesse contexto, a DRE gerencial do seu negócio deve ter seu plano de contas estruturado de maneira a evidenciar os fatos, de forma a tornar mais fácil o entendimento dos seus números.

Isso porque ela possui dados referentes:

  • À sua receita bruta com vendas ou prestação de serviços;
  • Receita líquida;
  • Totais gastos com impostos sobre serviços, produtos ou industrialização;
  • Despesas administrativas, com vendas ou financeiras;
  • Receitas diversas que o seu empreendimento tenha obtido em um dado momento;
  • Lucro ou prejuízo apurado no período.

Sendo assim, ela ajudará você a entender de onde seus recursos estão vindo, o que facilita identificar novas oportunidades de investimento, e onde eles estão sendo aplicados, o que torna mais simples enxugar gastos, prevenir fraudes e usar o dinheiro do seu negócio de maneira mais consciente.

O que considerar ao elaborar e analisar sua DRE gerencial?

Sendo assim, ao elaborar a sua DRE gerencial, é importante conhecer a fundo a realidade do seu negócio.

Isso vai ajudar, inclusive, a definir quais contas devem existir na estrutura do seu plano de contas, de forma a evidenciar, com mais transparência, a movimentação dos seus recursos.

Também é importante utilizar índices para estudar o retorno que o seu empreendimento está promovendo ao seu negócio, o EBITDA é um exemplo de um indicador que pode ser explorado.

Fazer análise horizontal e vertical também dará a você uma visão mais detalhada sobre como se dá o resultado do seu negócio.

Por meio da análise horizontal, você consegue entender a evolução da sua conta ao longo de um dado período.

Já na análise vertical, você consegue identificar o percentual de participação de uma determinada conta no todo da sua DRE.

Gerenciar Agora: o suporte para uma gestão mais eficiente

Como percebemos, a DRE gerencial é uma ferramenta que auxilia o gestor a ter uma administração mais eficiente.

Elaborá-la de maneira a evidenciar, de fato, os números do seu empreendimento pode ser um desafio, mas é importante para evitar que você faça escolhas equivocadas.

Nesse contexto, contar com um especialista ajuda você a simplificar esse processo, bem como extrair, dos seus relatórios, o máximo de informações que vão ajudar na sua tomada de decisão.

Sendo assim, nós, da Gerenciar Agora, temos a expertise necessária para auxiliar você nessa tarefa.

Precisa de detalhes sobre como isso é possível?

Então clique no ícone do WhatsApp e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post [type]
Summary
O que é a DRE gerencial?
Article Name
O que é a DRE gerencial?
Description
Entenda o que é a DRE gerencial e a utilidade desse relatório para a sua empresa. Leia o artigo que preparamos e entenda!
Author
Publisher Name
Gerenciar Agora
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Estrategias Para Aplicar O Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

Estratégias do BPO Financeiro – garanta efetividade!

Descubra agora quais são as estratégias do BPO Financeiro que você precisa colocar em prática para ter sucesso! Apesar de se tratar de um serviço extremamente benéfico, o empresário também precisa fazer a sua parte para colher os melhores resultados Muitos empresários cometem o erro de acreditar que para usufruir dos benefícios da terceirização financeira

Previsibilidade No Negocio O Que E E Qual A Sua Importancia Blog - Gerenciar Agora

Previsibilidade nos negócios: o que é e por que você precisa dela

Previsibilidade no negócio: uma ferramenta para o sucesso do seu negócio Saiba tudo o que você precisa sobre a previsibilidade nos negócios A previsibilidade é uma importante métrica comercial negligenciada por muitos gestores. Entretanto, trata-se de um fator-chave para o sucesso de um negócio. Ela ajuda a empresa a operar com mais eficiência e a

Diferencas Entre O Servico De Contabilidade E O Servico De Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

BPO Financeiro e serviços contábeis – Qual a diferença?

Entenda agora as diferenças entre BPO Financeiro e serviço contábil Apesar de andarem em conjunto, esses serviços podem ter diferenças consideráveis e surtir efeitos distintos na sua empresa Todas as áreas de uma empresa precisam receber máxima atenção para garantir o sucesso. Nesse cenário, a contratação de uma contabilidade pode surgir como uma excelente opção,

3 Erros Que Te Fazem Desperdicar Dinheiro E Que O Bpo Pode Resolver Blog - Gerenciar Agora

Como o BPO Financeiro pode te ajudar a economizar

Quando feita de maneira correta, a terceirização financeira só tem a ajudar a empresa  Entender os segredos financeiros por trás do BPO Financeiro é ideal para alcançar o sucesso!   Muitos empreendedores ainda torcem o nariz quando o assunto é a terceirização, principalmente quando se trata da parte financeira de uma empresa.  Mas o que eles

Como Reduzir A Inadimplencia Dos Meus Clientes O Bpo Financeiro Pode Ser A Solucao Blog - Gerenciar Agora

Descubra o segredo para reduzir a inadimplência dos seus clientes

Inadimplência: saiba como resolver esse problema em sua empresa A inadimplência ocorre quando os seus clientes não efetuam o pagamento até a data estabelecida. Trata-se de um problema comum a muitas empresas, mas que pode causar muitos prejuízos. Por isso, é fundamental saber como resolver esse problema Ter uma base de clientes saudável é uma

Recomendado só para você
O BPO Financeiro garante uma gestão financeira mais eficaz à…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.