5 dicas de como arquivar seus documentos fiscais.

Veja Com Oarquivar Seus Documentos Fiscais Corretamente Com 5 Dicas Blog - Gerenciar Agora

Compartilhe nas redes!

Arquivar documentos fiscais: 5 dicas para realizar de maneira correta!

O processo de arquivamento de documentos fiscais influencia a agilidade e a eficiência dos processos efetuados. Veja, neste artigo, como arquivar os seus documentos fiscais.

A forma como uma empresa gere a organização dos seus documentos diz muito a respeito de como ela é gerenciada como um todo.

Além disso, a  organização ou a desorganização na arquivamento de documentos fiscais influenciam, de maneira direta, o desempenho da empresa.

Além disso, uma organização eficiente e correta dos documentos fiscais evita fraude fiscal.

A importância desse arquivamento correto é evidente para grande maioria dos gestores,  porém poucos sabem como exercer essa organização de maneira correta e com efetividade.

Neste artigo, trouxemos 5 dicas que vão te ajudar na hoara de arquivar os seus documentos fiscais. 

Prossiga na leitura e veja como.

Quer entender mais sobre organização e gerenciamento de empresas? Veja os artigos em nosso blog e entenda como otimizar esses processos em sua empresa.

O que são os documentos fiscais de uma empresa?

Os documentos fiscais são documentos físicos – em papel – ou arquivos digitais que comprovem transação, como, por exemplo, compras e vendas, pagamentos de impostos, dentre outras operações.

Um dos documentos fiscais mais conhecidos é a nota fiscal, mas existe uma série de outros documentos fiscais cuja atenção a eles é necessária, a exemplo de:

  • Carnês de pagamento;
  • Cupons fiscais;
  • Declaração Mensal de Serviços (DMS);
  • Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF).

Qual a importância da gestão de documentos fiscais para uma empresa?

O tempo é um fator importante para qualquer empresa. Não é economicamente saudável para um estabelecimento perder tempo na procura de um documento, ou até mesmo não encontrá-lo por conta da má organização no arquivamento de documentos fiscais.

Ter uma organização em relação aos documentos fiscais é essencial para melhorar o processo de procura.

Além disso, a emissão e o devido arquivamento de documentos fiscais, como as notas fiscais, são obrigatórios para as empresas e servem como segurança para o empreendimento para comprovar situações.

Outrossim, apenas por meio do documento necessário é possível comprovar a cobrança duplicada de um mesmo imposto, por exemplo, e evitar prejuízos.

Também vale ressaltar que os documentos fiscais garantem segurança nas transações, como, por exemplo, frente a clientes, a fornecedores etc.

Como arquivar corretamente os documentos fiscais?

Na atualidade, o uso de documentos eletrônicos, como a própria nota fiscal eletrônica, é  cada vez mais utilizado. Nesse cenário, é preciso ter cuidados específicos:

  1. Adicionar pasta específica para o armazenamento dos documentos;
  2. Separar os documentos de acordo com o tipo: NF-e, NFS-e etc.;
  3. Classificar os documentos com datas de emissão ou de recebimento;
  4. Fazer o backup dos arquivos;
  5. Padronizar a maneira de armazenamento dos documentos.

Essas dicas são muito importantes para a armazenagem correta dos documentos eletrônicos, porém, para melhorar a guarda dos documentos como um todo – eletrônicos e físico, siga estas 5 dicas dicas abaixo:

  1. Investir em rotinas de organização;
  2. Definir apenas um local para armazenar os documentos fiscais;
  3. Compreender os prazos de guarda dos documentos;
  4. Utilizar a tecnologia;
  5. Ter o apoio de um profissional competente para realizar essa organização.

Como o BPO Financeiro pode ajudar?

Ao contar com um serviço de BPO Financeiro, ou seja, de terceirização da parte financeira do seu negócio, sua empresa garante a gestão de documentos feita através de um profissional especializado.

No caso, o profissional contratado é responsável pelo arquivamento e pelo monitoramento de todos os documentos fiscais da sua empresa.

Conte uma empresa especializada em BPO Financeiro, conheça a Gerenciar Agora!

Somos uma empresa que oferece as melhores soluções em BPO Financeiro. Com esse respaldo, a sua empresa garantirá uma maior segurança nos processos relativos à parte fiscal e financeira.  

Tenha o suporte de profissionais especializados e experientes para gerar soluções pensadas e efetivas em relação ao setor financeiro da sua empresa.

GARANTA A ARQUIVAÇÃO CORRETA DOS SEUS DOCUMENTOS FISCAIS, TENHA AS FACILIDADES DO BPO CLICANDO AQUI!

5/5 - (1 voto)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

230123.001718 Blog - Gerenciar Agora

Declaração do IR: conheça os documentos que são importantes

Você sabe quais documentos são precisos para transmitir sua declaração do IR?  Informações que vão ajudar você a saber mais sobre os documentos necessários para enviar sua declaração do IR Você está preocupado com o envio da sua declaração do IR e não sabe quais documentos são necessários? No artigo que preparamos, você entenderá não

Controle Financeiro Entenda Como Fazer Em Sua Empresa! Blog - Gerenciar Agora

Controle financeiro: entenda como fazer em sua empresa!

Saiba por que ter um controle financeiro eficiente é importante Compreenda o que, de fato, é o controle financeiro e como ele deve ser feito em seu negócio Contar com um controle financeiro eficiente é essencial para que você possa usar seus recursos da maneira certa. Em tal cenário, preparamos este artigo para ajudar você

Irpj Veja O Que E Como Fazer O Calculo Para Sua Empresa Blog - Gerenciar Agora

Cálculo do IR: entenda como deve ser feito corretamente na sua empresa

IRPJ: veja o que e como fazer o cálculo para sua empresa O IR é uma obrigação empresarial que deve ser cumprida adequadamente, por isso você, empresário, deve conhecer as nuances do cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica As organizações sediadas no Brasil devem pagar IRPJ, uma das principais fontes de receita para

Aprenda Como Fazer Um Controle De Investimentos Eficaz Blog - Gerenciar Agora

Como fazer um controle de investimentos, 100% eficaz: fuja de prejuízos!

Aprenda como fazer um controle de investimentos eficaz Investir é fundamental, pois ajuda a garantir mais segurança financeira no futuro. Para que isso tenha sucesso, é essencial ter um controle de investimentos Os investimentos são uma parte importante para obter sucesso financeiro. Porém, é preciso ter um bom controle de investimentos a fim de que

Recomendado só para você
Como a gestão financeira atua na manutenção e no crescimento…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário e garanta a sua vaga
na Live!

Youtube1 Popup 2 1.png - Gerenciar Agora

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.