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Checklist dos documentos para declarar IR 2022
Conheça os documentos para declarar IR que devem ser enviados à empresa de terceirização da declaração
A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação de pessoas físicas e pessoas jurídicas residentes no Brasil. Ela deve ser entregue todos os anos pelos contribuintes, sob pena de multas e outras penalidades por parte da Receita Federal.
Por ser uma obrigação um tanto quanto complexa, para evitar erros, atrasos, dores de cabeça e penalidades, muitos contribuintes decidem terceirizar a declaração do IR, deixando esse preenchimento e envio com profissionais contábeis, ou seja, com especialistas no assunto.
Contudo, você sabe quais são os documentos para declarar IR que devem ser enviados a empresa de terceirização financeira?
Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos apresentar uma checklist completa com os documentos necessários para declarar IR.
Acompanhe!
Quais são os documentos para declarar IR?
Os documentos para declarar IR apresentam algumas diferenças em relação a pessoas físicas e a pessoas jurídicas, por isso, vamos apresentá-los de forma separada. Veja a seguir!
Documentos para declarar IR – Pessoa física
- Seus documentos pessoais e gerais, bem como dos seus dependentes: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, emprego atualizado, conta bancária, título de eleitor e declaração do IR de 2021.
- Documentos que comprovem a sua renda: informe de rendimentos de instituições financeiras, holerites de todas as empresas que você trabalhou em 2021, extrato de recebimento de aposentadorias e pensões, comprovantes de pagamentos e recebimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis, extrato de previdência complementar, documento com informações do carnê-leão para importação na declaração do Imposto de Renda, comprovante de outros rendimentos recebidos em 2021, como doações e heranças, etc.
- Documentos relacionados a bens e a direitos: comprovante de compra e de venda de bens e de direitos, comprovante de pagamentos por serviços prestados por profissionais autônomos, comprovante de recebimento de herança, comprovante de operações de empréstimos, de consórcios ou de financiamentos, como o contrato, matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e de venda, assim como o boleto do IPTU de 2021.
- Documentos relacionados a gastos e a deduções: comprovantes de gastos com educação, comprovante de despesas com saúde (inclusive em exames para detectar Covid 19, desde que tenham sido realizados em clínicas, hospitais ou consultórios), comprovante de pagamento de previdência complementar, comprovante de pagamento de pensão alimentícia judicial, comprovante de pagamentos do plano de saúde, etc.
- Documentos relacionados a dívidas ou ônus: apenas documentos relacionados a dívidas maiores que R$ 5 mil.
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Documentos para declarar IR – Pessoa jurídica
Para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), os principais documentos para declarar IR que devem ser enviados para a empresa terceirizada são:
- CNPJ e nome da empresa;
- Declaração do Imposto de Renda de 2021;
- Notas fiscais e recibos;
- Notas de venda e de prestação de serviço;
- Comprovante de despesas e de custos;
- Comprovantes de distribuição de lucros e de pró-labore;
- Comprovante de doações;
- Comprovante de compra e venda de bens e de direitos;
- Extrato de vendas no cartão de crédito e de débito da empresa, bem como vendas realizadas via PIX.
Veja também:
- Dicas para terceirizar a declaração de IR
- Emissão de documentos fiscais – Qual a importância?
- Terceirização do departamento financeiro: por que fazê-la?
A Gerenciar Agora está aqui para ajudar você!
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários que devem ser enviados à empresa terceirizada, é hora de escolher a empresa certa para cuidar do processo de declaração do IR para você e/ou para a sua empresa.
A Gerenciar Agora, conta com um serviço de BPO Financeiro de excelência que vai muito além da declaração do IR em si, pois também atua em todo o processo anterior, como no gerenciamento correto dos documentos, na emissão e envio das notas fiscais e de boletos, no registro das vendas em cartão, etc.
Isso significa que não haverá erros, esquecimentos ou omissões no preenchimento da declaração, pois toda a documentação necessária terá sido preparada no decorrer do ano.
Dessa forma, além de garantir que você e a sua empresa se manterá em conformidade legal, cumprindo com as obrigações corretamente, os serviços de BPO Financeiro garantem um controle financeiro efetivo das finanças da sua empresa.
Então entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e para entender melhor como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa .
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