Entenda o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa

Dicas De Como Calcular Ebitda Da Sua Empresa Blog - Gerenciar Agora

Compartilhe nas redes!

Saiba como calcular o EBITDA e por que ele é importante para o seu negócio

Leia o artigo que preparamos, conheça o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa, e conte com uma gestão mais acertada do seu negócio.

Você sabia que calcular o EBITDA vai ajudar você a fazer escolhas mais acertadas em sua empresa, considerando o contexto do seu negócio?

Com a ajuda dele, você poderá entender a composição dos seus lucros e ter um maior controle sobre as despesas e custos da sua empresa.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos o presente artigo.

Sendo assim, continue com a gente até o final, conheça mais esse indicador e saiba, de uma vez, como calcular o EBITDA em seu empreendimento.

O que é o EBITDA?

Essa é a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português pode ser entendido como “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, ou Lajida, nome de uso menos comum nos ambientes empresariais.

Sendo assim, trata-se de um indicador que busca excluir esses valores dos lucros do seu negócio, com o propósito de entender melhor os lucros decorrentes das atividades operacionais de uma organização.

Apesar de ser mais calculado em empresas de grande porte, principalmente aquelas que possuem capital aberto, nada impede que empresas menores, como as médias, pequenas e microempresas, se beneficiem dele.

Nesse sentido, ele busca indicar para o analista e gestores o quanto de caixa está sendo gerado a título de atividades operacionais, não considerando impostos e outros aspectos financeiros, como a amortização de dívidas.

Por que é importante conhecê-lo em sua empresa?

Calcular o EBITDA ajudará você a entender melhor os números do seu empreendimento, pois, por meio dele, você consegue entender com mais clareza os valores que estão sendo gerados pelos ativos ligados à operação do seu negócio.

Ou seja, ele também serve para evidenciar o quanto está sendo produzido em seu caixa.

Como calcular o EBITDA em seu negócio?

Sabendo onde buscar e de posse das informações corretas, fica muito fácil calcular o EBITDA do seu estabelecimento.

Inicialmente, você precisará da Demonstração de Resultado do Exercício do período o qual você deseja obter o índice.

De posse dele, primeiramente, devemos calcular o chamado “Lucro Operacional”. 

A seguinte fórmula ajudará você nessa tarefa:

Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais.

Feito isso, basta acrescentar a depreciação e amortização para que a gente possa chegar ao valor do EBITDA do período.

Existe também outro caminho que você pode seguir.

Nele, você precisará adicionar ao Lucro Líquido do período os valores referentes ao IRPJ, a CSLL, também o resultado financeiro líquido, além dos valores referentes à depreciação e amortização.

Entenda como nós, da Gerenciar Agora, vamos ajudar você a ter uma gestão financeira mais eficiente

Como percebemos, por meio do EBITDA você consegue entender, com mais facilidade, como tem sido a geração de caixa da sua empresa, a partir dos seus ativos operacionais.

Por meio da ajuda desse indicador, fica muito mais fácil decidir de acordo com as necessidades do seu negócio e fazer escolhas que tenham impacto positivo no seu empreendimento.

Nós, da Gerenciar Agora, temos a expertise necessária para ajudar você não apenas nesse assunto, ou seja, a calcular o seu EBITDA e interpretar os resultados obtidos, mas também a extrair dos seus relatórios vários outros índices financeiros que ajudarão em decisões mais alinhadas com o que o seu empreendimento precisa para crescer e prosperar.

Isso tudo por meio dos nossos serviços de BPO Financeiro.

Entre em contato com a gente, converse com um de nossos especialistas e entenda como o nosso apoio ajudará no desenvolvimento do seu negócio.

Contratar uma especializada em BPO Financeiro e ter uma gestão financeira de excelência!

5/5 - (1 vote)
Summary
Entenda o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa
Article Name
Entenda o que é e como calcular o EBITDA da sua empresa
Description
Saiba como calcular o EBITDA e por que ele é importante para o seu negócio. Leia o artigo que preparamos e entenda mais sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Gerenciar Agora
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Estrategias Para Aplicar O Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

Estratégias do BPO Financeiro – garanta efetividade!

Descubra agora quais são as estratégias do BPO Financeiro que você precisa colocar em prática para ter sucesso! Apesar de se tratar de um serviço extremamente benéfico, o empresário também precisa fazer a sua parte para colher os melhores resultados Muitos empresários cometem o erro de acreditar que para usufruir dos benefícios da terceirização financeira

Previsibilidade No Negocio O Que E E Qual A Sua Importancia Blog - Gerenciar Agora

Previsibilidade nos negócios: o que é e por que você precisa dela

Previsibilidade no negócio: uma ferramenta para o sucesso do seu negócio Saiba tudo o que você precisa sobre a previsibilidade nos negócios A previsibilidade é uma importante métrica comercial negligenciada por muitos gestores. Entretanto, trata-se de um fator-chave para o sucesso de um negócio. Ela ajuda a empresa a operar com mais eficiência e a

Diferencas Entre O Servico De Contabilidade E O Servico De Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

BPO Financeiro e serviços contábeis – Qual a diferença?

Entenda agora as diferenças entre BPO Financeiro e serviço contábil Apesar de andarem em conjunto, esses serviços podem ter diferenças consideráveis e surtir efeitos distintos na sua empresa Todas as áreas de uma empresa precisam receber máxima atenção para garantir o sucesso. Nesse cenário, a contratação de uma contabilidade pode surgir como uma excelente opção,

3 Erros Que Te Fazem Desperdicar Dinheiro E Que O Bpo Pode Resolver Blog - Gerenciar Agora

Como o BPO Financeiro pode te ajudar a economizar

Quando feita de maneira correta, a terceirização financeira só tem a ajudar a empresa  Entender os segredos financeiros por trás do BPO Financeiro é ideal para alcançar o sucesso!   Muitos empreendedores ainda torcem o nariz quando o assunto é a terceirização, principalmente quando se trata da parte financeira de uma empresa.  Mas o que eles

Como Reduzir A Inadimplencia Dos Meus Clientes O Bpo Financeiro Pode Ser A Solucao Blog - Gerenciar Agora

Descubra o segredo para reduzir a inadimplência dos seus clientes

Inadimplência: saiba como resolver esse problema em sua empresa A inadimplência ocorre quando os seus clientes não efetuam o pagamento até a data estabelecida. Trata-se de um problema comum a muitas empresas, mas que pode causar muitos prejuízos. Por isso, é fundamental saber como resolver esse problema Ter uma base de clientes saudável é uma

Recomendado só para você
Conheça o BPO Folha de Pagamento e saiba como ele…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.