Controle de notas fiscais: 10 benefícios de fazê-lo em sua empresa

10 Beneficios Do Controle De Notas Fiscais Aprenda Como Fazer Blog - Gerenciar Agora

Compartilhe nas redes!

Entenda como fazer o controle de notas fiscais e por que ele é importante no seu negócio

Saiba mais sobre o controle de notas fiscais e como fazê-lo  da forma correta em seu empreendimento. Ainda, relacionamos 10 benefícios que você terá ao realizá-lo da maneira correta em seu negócio.

Você que é gestor, bem sabe da complexidade do nosso sistema tributário, mas você já parou para analisar a importância de se ter um controle de notas fiscais adequado?

Em um contexto em que existem muitas dúvidas sobre o assunto e, muitas vezes, confusão até mesmo sobre o que seria o documento, entendê-lo é fundamental para que sua empresa não seja penalizada com o pagamento de multas, de juros e com as outras sanções.

Sabendo disso, em nosso artigo, trazemos informações importantes, as quais vão ajudar você a entender mais sobre esse documento e como realizar um controle de notas fiscais adequado.

O que são notas fiscais?

Notas fiscais podem ser entendidas documentos oficiais os quais servem para registrar determinadas operações e movimentações de mercadorias.

Tratam-se de obrigações acessórias que servem, também, para ajudar o fisco a controlar o recolhimento de impostos.

Anteriormente, elas eram emitidas por meio de formulários contínuos ou de talões, os quais eram emitidos por gráficas previamente autorizadas pelas Secretarias da Fazenda do estado ou do município.

Hoje em dia, prevalece a emissão de notas fiscais eletrônicas, as quais existem apenas eletronicamente, e são emitidas por meio de arquivo .xml.

Nesse sentido, um equívoco comum está relacionado a confundir o arquivo documento impresso, conhecido como Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), com a nota fiscal em si.

Mas é necessário considerar que, como dito, o arquivo .xml é que, de fato se trata da NFe, o Danfe é impresso apenas para acompanhar as mercadorias durante o transporte, facilitando, inclusive, o trabalho dos agentes fiscalizadores.

Separamos alguns artigos que vão ajudar você a otimizar a gestão da sua empresa:

Por que elas são importantes?

Elas são necessárias a fim de comprovar que toda operação foi realizada de acordo com o que manda a legislação tributária, incluindo os destaques de tributos adequadamente.

Também podem ser utilizadas como meio de prova da propriedade de um determinado produto ou ativo.

Por conta disso, é importante ter um rigoroso controle de notas fiscais, tanto em sua emissão quanto no processo de guardá-las.

Quais as principais dificuldades que gestores possuem quando se trata desse assunto?

Tratando-se das dificuldades relacionadas à nota fiscal, uma das principais dúvidas está relacionada à forma correta de escriturá-la.

Isso porque existem muitas especificidades relacionadas ao tema, como, por exemplo, informe adequado de CFOP, CST, bem como alíquotas e tributos que devem estar destacados.

Nesse viés, muitos gestores também possuem dificuldade em realizar o controle de notas fiscais adequadamente.

Controle notas fiscais: como fazer adequadamente em sua empresa

Com o intuito de que você tenha controle adequado notas fiscais, é importante seguir algumas dicas:

  • Defina uma pessoa ou uma equipe responsável por emiti-las e por recepcionar as que forem escrituradas em nome da sua empresa (a responsabilidade pela escrituração correta das notas fiscais recebidas também é da sua empresa, caso existam informações equivocadas, solicite que sejam corrigidas);
  • Mantenha um arquivo organizado, seja ele digital ou físico, de forma que, ao precisar de um documento, ele seja localizado facilmente;
  • Acompanhe a emissão de notas fiscais para o CNPJ da sua empresa, reporte sempre que identificar inconformidades;
  • Conte com sistema automatizado alinhado com as necessidades da sua empresa, isso facilita bastante o controle notas fiscais.

Estar atento a essas questões ajudará você a lidar com esses documentos com mais eficiência.

Quer saber como lidar com elas com mais facilidade? Clique no link abaixo e descubra!

10 benefícios que você terá ao fazer o controle notas fiscais em seu empreendimento

Dentre os benefícios relacionados ao adequado controle notas fiscais, temos:

  1. Regularização junto ao fisco;
  2. Melhoria dos processos internos;
  3. Controle centralizado;
  4. Gestão contábil otimizada;
  5. Redução do retrabalho;
  6. Aumento nos índices de acertos em sua empresa;
  7. Facilidade em encontrar seus documentos;
  8. Redução dos riscos tributários;
  9. Melhora da sua reputação no mercado;
  10. Contribui para evitar o pagamento de multas, juros e outras sanções.

Por meio do controle de notas fiscais, você passa a ter mais eficiência no dia a dia da sua empresa.

Gerenciar Agora: soluções inteligentes focadas no desenvolvimento do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, as notas fiscais são documentos importantes para a conformidade legal de diferentes empresas.

Estar em dia com elas evita que você tenha problemas, principalmente quanto ao pagamento de multas e de autuações.

Contar com suporte adequado ajudará a identificar ações as quais vão permitir a você ter um controle de notas fiscais adequado.

Nesse ponto, nós, da Gerenciar Agora, podemos ajudar.

Com a gente, você conta com apoio em soluções que vão contribuir para que a gestão da sua empresa seja ainda mais eficiente.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça as vantagens de contar com a gente!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Controle de notas fiscais: 10 benefícios de fazê-lo em sua empresa
Article Name
Controle de notas fiscais: 10 benefícios de fazê-lo em sua empresa
Description
Entenda como fazer o controle de notas fiscais e por que ele é importante no seu negócio. Leia o nosso artigo e confira!
Author
Publisher Name
Gerenciar Agora
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Estrategias Para Aplicar O Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

Estratégias do BPO Financeiro – garanta efetividade!

Descubra agora quais são as estratégias do BPO Financeiro que você precisa colocar em prática para ter sucesso! Apesar de se tratar de um serviço extremamente benéfico, o empresário também precisa fazer a sua parte para colher os melhores resultados Muitos empresários cometem o erro de acreditar que para usufruir dos benefícios da terceirização financeira

Previsibilidade No Negocio O Que E E Qual A Sua Importancia Blog - Gerenciar Agora

Previsibilidade nos negócios: o que é e por que você precisa dela

Previsibilidade no negócio: uma ferramenta para o sucesso do seu negócio Saiba tudo o que você precisa sobre a previsibilidade nos negócios A previsibilidade é uma importante métrica comercial negligenciada por muitos gestores. Entretanto, trata-se de um fator-chave para o sucesso de um negócio. Ela ajuda a empresa a operar com mais eficiência e a

Diferencas Entre O Servico De Contabilidade E O Servico De Bpo Financeiro Blog - Gerenciar Agora

BPO Financeiro e serviços contábeis – Qual a diferença?

Entenda agora as diferenças entre BPO Financeiro e serviço contábil Apesar de andarem em conjunto, esses serviços podem ter diferenças consideráveis e surtir efeitos distintos na sua empresa Todas as áreas de uma empresa precisam receber máxima atenção para garantir o sucesso. Nesse cenário, a contratação de uma contabilidade pode surgir como uma excelente opção,

3 Erros Que Te Fazem Desperdicar Dinheiro E Que O Bpo Pode Resolver Blog - Gerenciar Agora

Como o BPO Financeiro pode te ajudar a economizar

Quando feita de maneira correta, a terceirização financeira só tem a ajudar a empresa  Entender os segredos financeiros por trás do BPO Financeiro é ideal para alcançar o sucesso!   Muitos empreendedores ainda torcem o nariz quando o assunto é a terceirização, principalmente quando se trata da parte financeira de uma empresa.  Mas o que eles

Como Reduzir A Inadimplencia Dos Meus Clientes O Bpo Financeiro Pode Ser A Solucao Blog - Gerenciar Agora

Descubra o segredo para reduzir a inadimplência dos seus clientes

Inadimplência: saiba como resolver esse problema em sua empresa A inadimplência ocorre quando os seus clientes não efetuam o pagamento até a data estabelecida. Trata-se de um problema comum a muitas empresas, mas que pode causar muitos prejuízos. Por isso, é fundamental saber como resolver esse problema Ter uma base de clientes saudável é uma

Recomendado só para você
Saiba qual a importância de realizar um planejamento estratégico contínuo…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.